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Luísa Sonza na 4ª linha do cartaz do Coachella: como posição do line-up é definida e por que é importante

Luísa Sonza na 4ª linha do cartaz do Coachella: como posição do line-up é definida A posição de um artista no cartaz de um grande festival não é um det...

Luísa Sonza na 4ª linha do cartaz do Coachella: como posição do line-up é definida e por que é importante
Luísa Sonza na 4ª linha do cartaz do Coachella: como posição do line-up é definida e por que é importante (Foto: Reprodução)

Luísa Sonza na 4ª linha do cartaz do Coachella: como posição do line-up é definida A posição de um artista no cartaz de um grande festival não é um detalhe bobo. Tampouco é um assunto que só deveria fazer parte de grupos de WhatsApp em que designers comentam tipografia, ilustrações e cores. Para quem gosta de música pop, esse assunto é coisa séria. Artistas se importam, empresários brigam por uma posição nobre nos pôsters para seus agenciados e até os festivais brasileiros têm estratégias próprias para lidar com o tema. Por isso, vale comemorar: Luísa Sonza está na quarta linha do cartaz do Coachella 2026. É a primeira vez que a cantora vai cantar sucessos como “Chico”, “Sagrado Profano” e “Penhasco” neste importante festival californiano, que já teve recentemente Ludmilla e Anitta nas partes altas do pôster. Luísa Sonza se apresenta no The Town 2025 Fábio Tito/g1 Ok, mas como a ordem é definida? O topo do cartaz é para os headliners, os artistas principais que atraem a maior parte do público Posições intermediárias são para artistas de médio porte, que já passaram do auge ou ainda não chegaram lá As linhas mais baixas são para artistas locais, emergentes ou de menor popularidade O chefão do Coachella, Paul Tollett, já contou à revista New Yorker que a escolha da ordem dos nomes no cartaz é como investir em ações: você contrata um artista meses antes. Quando chega a hora do festival, o cenário pode ter mudado. Amy Winehouse no festival Glastonbury, na Inglaterra, em junho de 2007 Carl de Souza/AFP/Arquivo Ele citou Amy Winehouse em 2007 como exemplo. Ela foi anunciada em uma posição discreta no cartaz, mas chegou ao Coachella como talvez a maior cantora em atividade. Estar no alto de um cartaz de festival pode impactar cachês e carreiras. O empresário do DJ Martin Garrix chegou a bater boca na sede da Goldenvoice, produtora do Coachella, para que seu cliente aparecesse mais bem posicionado que o DJ Snake, rival direto nas paradas do streaming. No fim, a gritaria deu resultado: os dois ficaram na mesma linha. Se o Garrix ficasse abaixo do Snake, como estava na primeira versão do cartaz, pode ser que os fãs de música eletrônica entendessem que o dono do hit "Animals" fosse menor do que o dono do hit "Turn Down for What". E no Brasil? Festivais daqui sabem que posição em cartaz mexe com ego e deixa os fãs empolgados. E, às vezes, brabos. No Lollapalooza, o padrão segue o modelo internacional, com artistas ranqueados seguindo sua popularidade. Quem tem mais chance de chamar público fica mais no alto do cartaz. No Rock in Rio e no The Town, a história é outra. Geralmente, os cartazes evitam essa hierarquia explícita. A Rock World, empresa que tem Roberto e Roberta Medina como principais executivos, prefere não empilhar artistas em ordem de importância. O motivo seria reduzir ciúmes e evitar queixas. A experiência mostra que funciona e mantém o foco na lista geral de shows por dia: diferentemente de outros eventos, esses dois têm atrações separadas pelo estilo. É bem raro ver um pôster do Rock in Rio com todas as atrações misturadas, nos moldes de Lolla e Coachella. Sonza na quarta linha importa? O CSS posa com Paris Hilton no Coachella 2007 Arquivo Pessoal Acho que já deu para entender: sim, é importante para Luísa Sonza ela estar na terceira linha do cartaz do Coachella 2026. Para a carreira internacional dela, esse destaque é simbólico e estratégico. É uma vitrine sempre importante para o pop brasileiro em um dos eventos mais disputados do mundo. Relembre abaixo outros artistas brasileiros e suas posições no cartaz do Coachella: Seu Jorge, 2006: sexta linha Cansei de Ser Sexy, 2007: sexta linha; e 2011, sexta linha Bonde do Rolê, 2007: sexta linha; e 2011, sexta linha Gui Boratto, 2009: sexta linha Céu, 2010: sexta linha Emicida, 2011: sexta linha DJ Marky, 2011: sétima linha The Twelves, 2011: oitava linha Anitta, 2022: segunda linha; e 2025, segunda linha, mas cancelou Pabllo Vittar, 2022: quarta linha DJ Anna, 2022: sexta linha Ludmilla: 2024, segunda linha Alok, 2025: quarta linha Vintage Culture, 2025: quarta linha Luísa Sonza, 2026: quarta linha Mochakk, 2026: terceira linha O cartaz do Coachella é mais do que design. É um retrato de um mercado musical em constante movimento. E agora, também é uma prova de que Luísa Sonza é um nome digno de estar na parte mais alta do cartaz, como aconteceu com Anitta, Pabllo e Ludmilla em anos anteriores. Não é uma questão de rivalizar as cantoras, mas de comemorar a vitória de uma delas, que é um pouco a vitória de todas. E de quem gosta de música pop feita no Brasil.

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